28/6/2016

Empresas do Simples com mais de 5 funcionários devem ter certificado digital a partir de julho
Exigência vale para envio das informações trabalhistas, fiscais e
previdenciárias por meio da GFIP e do e-Social


Em dezembro de 2015 o Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou a Resolução CGSN nº 125, que altera alguns pontos da Resolução CGSN nº 94/2011. Entre as mudanças está a alteração do limite de empregados para a obrigatoriedade do uso do Certificado Digital, também chamado de Identidade Digital. As informações foram publicadas no site do Simples Nacional.

De acordo com a nova redação, o Certificado Digital passa a ser exigido obedecendo a um cronograma que já incluiu as empresas com mais de 10 e 8 funcionários. Em julho, a obrigatoriedade se estende aos empregadores com mais de 5 funcionários e, em 2017, aos que tiverem mais de 3 empregados.

O Certificado Digital é necessário para o envio das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por meio da GFIP e do e-Social. Isso porque


O papel do Contador

Os Contadores que possuem clientes englobados no Simples Nacional com mais de 5 funcionários devem indicar a compra do Certificado Digital, no padrão ICP-Brasil, o quanto antes, pois a validação da Identidade Digital exige a presença do titular, e o prazo está se esgotando.

Para os clientes que já têm Certificado Digital a atenção deve voltar-se à validade. Com o Certificado Digital expirado, o empregador não poderá enviar as informações.

Quando for indicar o Certificado Digital ao cliente, o Contador pode indicar a Fecopar que possui a melhor relação custo benefício. A Fecopar é uma autoridade de registro de certificados digitais. A Federação dos Contabilistas mantém uma parceria com a Safeweb. Fundada em 1996, a Safeweb é uma empresa pioneira em Certificação Digital no sul do país.

A Fecopar faz a validação presencial e entrega na hora o certificado.
Clique e saiba mais informações de como adquirir um certificado.





FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020