Fecopar Informa | 29/07/2016 |
vRespeitamos sua privacidade, descadastrar e-mail


Jucepar solucionará problemas
apresentados por contabilistas


Diretoria da Jucepar escutou as demandas e atenderá
as solicitações das entidades contábeis e ainda propôs reuniões a cada 60 dias


O presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, participou nesta quinta (28) de mais uma reunião para reivindicar maior agilidade e melhorias nos procedimentos e atendimentos da Jucepar. A reunião foi solicitada e agendada pela Fecopar juntamente com CRCPR e SESCAP-PR. A Jucepar anotou as reivindicações e demonstrou as formas para solucionar os problemas dos contabilistas.

A falta de critérios padronizados de análise de processos pelos vogais e relatores foi o principal problema apontado na Jucepar por uma pesquisa apresentada pelo CRCPR. Outra questão foi a demora no atendimento telefônico.

Em resposta para resolver a falta de padronização a Junta investirá mais em capacitação dos relatores responde Ardisson N. Akel, presidente da Jucepar.

Diante da reclamação da demora no atendimento telefonico, a secretária geral da Jucepar, Libertad Bogus, assumiu que é necessária de mais 2 ou três pessoas para dar conta da demanda.

Em relação ao atendimento telefônico o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, informou ainda que uma Unidade de Resposta Automática (URA) já está sendo licitada e que isso agilizará o atendimento na autarquia e, consequentemente, o andamento dos processos, pois o usuário dos serviços da Jucepar poderá escolher o setor mais adequado para atender à sua demanda nas opções do menu de atendimento.

"O investimento em treinamento contínuo é imprescindível tanto para relatores quanto os usuários da Junta" destacou o presidente da Fecopar.

Para atender melhor a classe contábil, em outra ocasião, o presidente da Fecopar, já havia expressado a necessidade da Jucepar triplicar o contigente de servidores.
Estes problemas já haviam sido expostos pelas entidades contábeis em dezembro de 2015 numa reunião de vogais da Jucepar. Saiba Mais.


Vídeo Aulas Gratuitas

A Jucepar junto com o Sebrae está produzindo vídeos explicativos
sobre procedimentos e atos da Junta. A primeira aula acontece no dia 2 de agosto, às 8h30, com o tema “Sociedade Empresarial Limitada”.
Inscreva-se aqui.

As vídeo aulas são uma parceria da Jucepar com o Sebrae-PR, Sescap-PR, CRCPR, Fecopar, Sicontiba, Faciap e Fecomércio, as videoaulas tratam de aberturas, alterações e baixas empresariais na Junta Comercial do Paraná.

De acordo com o vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon, que é responsável por esse projeto na autarquia, a capacitação é destinada a profissionais contábeis, empresários, servidores públicos e relatores de processos da Jucepar. No total, serão sete vídeos, com duração de uma hora cada, que serão lançados semanalmente, entre os meses de agosto e setembro, pelas entidades parceiras.

A Fecopar é parceira no projeto das vídeos aulas e participou de diversas reuniões sobre o assunto. A Fecopar vai colaborar com a divulgação dos vídeos deste importante projeto de capacitação para os contadores. SAIBA MAIS

O curso gratuito já tem mais de 2 mil inscritos e a inscrição para assistir aos vídeos pode ser feita até um dia antes da transmissão on-line. Os interessados devem inscrever-se pelo site: www.sescap-pr.org.br/cursos e escolher os temas das aulas. Com a inscrição confirmada, será enviado o link de acesso. Após a transmissão on-line e ao vivo, o vídeo também estará disponibilizado nos sites e redes sociais das entidades.

De acordo com o cronograma, a Jucepar também realizará palestras presenciais em diferentes regiões do Estado, destinados a contabilistas, advogados, empresários e também aos próprios relatores da Junta Comercial que atuam no interior.

Segundo o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, em sua vasta experiência em oferecer treinamentos à classe contábil, observou que o contabilista em geral prefere participar de um treinamento sobre uma nova legislação ou sistema, aprendendo na prática, do que analisar por conta própria as leis e regulamentações. "O caminho que vocês estão adotando, de investir em treinamento tanto para público interno - funcionários, vogais e relatores - quanto para público externo - contabilistas, advogados, empresários, etc. - certamente vai trazer resultados muito positivos, inclusive se os treinamentos ficarem disponíveis 24 horas por dia", disse.

 

Outros temas
De acordo com o presidente da Jucepar, foram apresentadas outras indagações e sugestões por parte das entidades contábeis, que merecem esclarecimentos e registros para análise. “Estas questões devem ser equacionadas em breve pela equipe da Jucepar, dentro de um espírito de cooperação e colaboração constante com a classe contábil do Estado”, afirma.

Outro ponto abordado foi a mudança ocorrida a partir de 2016 com a identificação do relator com número de telefone nos processos. Esta foi uma reivindicação dos sindicatos de contabilistas do interior do estado na reunião de diretoria da Fecopar. Agora é possível saber quem são os relatores/vogais responsáveis pela análise dos seus processos assim como número de telefone da agência do relator.

Os contabilistas foram atendidos na Jucepar pelo presidente da instituição, Ardisson Akel, pelo vice-presidente, Valdir Pietrobon, a secretária geral, Libertad Bogus e pelo subprocurador, Paulo Palácios. Vogais da autarquia também estiveram presentes, entre eles Mauro Moreschi, do CRCPR e Gilson Strechar, representante da FACIAP.  

Também participaram da reunião o vogal da Jucepar, Mauro Moreschi e o subprocurador da Jucepar, Paulo Palácios.

 

Leia as edições anteriores do Fecopar Informa  


 

Empresas do Simples com mais de 5 funcionários devem ter certificado digital a partir de julho
Exigência vale para envio das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por meio da GFIP e do e-Social...

 
VIDEOS E NOTÍCIAS SOBRE CONTABILIDADE

 
Para clientes dos Contadores




 


VIDEOS E NOTÍCIAS SOBRE CONTABILIDADE
VIDEOS E NOTÍCIAS SOBRE CONTABILIDADE


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ | Tel: (41) 3324.8384
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR

Entidades parceiras
:
 
logo CRC logo Sescap
       
 
       

Empresas parceiras:
     
       
logo Exactus