28/11/2017

O que é Certificado Digital?

Certificado Digital é um arquivo eletrônico que
funciona como a sua identidade digital na internet

Para conseguir entender o que é Certificado Digital é importante primeiro conhecer o significado do termo criptografia.


Então vamos lá: criptografia (do grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é uma forma sistemática utilizada para esconder uma informação na forma de um texto ou mensagem. Essa codificação é executada por um programa de computador que realiza um conjunto de operações matemáticas, inserindo uma chave secreta na mensagem. O emissor do documento envia o texto cifrado, que será reprocessado pelo receptor, transformando-o, novamente, em texto legível e igual ao emitido - desde que tenha a chave correta.


Criptografia é a técnica que transforma uma informação original em códigos impossíveis de serem decifrados por outro receptor, que não aquele com a chave correta para decodificá-la.
Os dados do titular do Certificado Digital são armazenados de forma segura devido à criptografia. Ela permite identificar de forma inequívoca a autoria de mensagens e transações feitas pela internet.


Dito isso, podemos finalmente responder a pergunta principal:

O que é Certificado Digital?

Certificado Digital é um arquivo eletrônico que funciona como a sua identidade digital na internet. Ele garante, graças à criptografia, proteção às transações online e à troca virtual de documentos, mensagens e dados.


O Certificado Digital é emitido seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, uma cadeia hierárquica e de confiança, ligada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).


Os principais tipos de Certificados Digitais disponíveis hoje no mercado são o e-CPF e o e-CNPJ (onde o “e” vem de eletrônico).


Certificado Digital e-CPF:
Específico para pessoa física, o e-CPF é a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física), funcionando como a sua identidade na internet.


Certificado Digital e-CNPJ:
Emitido para empresas, o e-CNPJ oferece validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). O e-CNPJ deve ser emitido pelo representante legal da empresa.


Ao adquirir um Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ você pode escolher entre dois modelos, o A1 ou o A3. O A1 tem validade de um ano e é instalado diretamente no computador onde o Certificado Digital será usado. Já o A3 tem opções de validade de um, dois ou três anos, e é armazenado em uma mídia (dispositivo portátil), que pode ser utilizada em qualquer computador com acesso à internet.


O que são smart card e token?
São os dispositivos portáteis citados no parágrafo acima, que funcionam como mídias armazenadoras do Certificado Digital. O acesso às informações contidas nessas mídias é feito por meio de uma senha pessoal, determinada pelo titular na hora da emissão do Certificado Digital.


O smart card assemelha-se a um cartão magnético, sendo necessário um aparelho leitor para seu funcionamento. Já o token é similar a um pen drive, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB.

Certificado Digital é um arquivo eletrônico que funciona como a sua identidade digital na internet.


Quais as vantagens em ter um Certificado Digital?


A certificação digital permite que processos possam ser feitos totalmente via internet, tornando-os menos burocráticos, mais rápidos e, por consequência, mais baratos.


Com este documento digital é possível realizar uma série de procedimentos virtualmente, sem a necessidade de se deslocar presencialmente à sede de órgãos governamentais e de empresas ou imprimir documentos – isso explica porque ele está sempre presente nos projetos de digitalização e desburocratização feitos pelo Governo nos últimos anos.


Com o Certificado Digital, trâmites que tinham que ser realizados pessoalmente ou por meio de inúmeros documentos em papel passam a ser realizados diretamente pela internet.


Para conhecer mais a ICP e ITI visite o site: http://www.iti.gov.br/icp-brasil

 

Precisa esclarecer dúvida ou comprar um certificado digital?

Entre em contato com a autoridade de registro Fecopar.
A Fecopar é referência em certificação digital em Curitiba e mais 16 cidades do interior do Paraná através dos sindicatos de contabilistas ligados a Fecopar:



 

 


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020