9/4/2018

FECONBRAS participa de audiência no Conselho
Federal de Contabilidade (CFC)


Em audiência, a FECONBRAS foi apresentada ao novo
presidente do CFC e se posicionou diante dos assuntos tratados.

A União das Federações Contábeis do Brasil - FECONBRAS foi apresentada em audiência no dia 22 de março em Brasília ao CFC pelo seu presidente Tadeu Oneda. Também estavam presentes em nome da FECONBRAS os presidentes das Federações: Divanzir Chiminacio (PR), Renato Pavione (MG) e Manoel de Oliveira Maia (SP). Representando o CFC participaram o presidente Zulmir Ivânio Breda e os vice-presidentes Sérgio Faraco e Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

FECONBRAS é uma entidade de articulação na esfera governamental e privada, que proporciona apoio técnico na busca de soluções aos profissionais da Contabilidade para sua atuação, sendo figura representativa da classe no cenário socioeconômico do país.

Na audiência em questão, a FECONBRAS manifestou preocupação diante do Projeto de Lei que regulamenta as atribuições dos profissionais da Contabilidade, visto o número de estudantes e auxiliares que hoje estão exercendo parte das funções.

“A qualificação do profissional é essencial”, afirmou o presidente Tadeu Oneda”. Dentro dessa linha, foi sugerida a criação de um programa de auxílio aos recém-formados, além de uma espécie de Curso Técnico em Escrituração Fiscal Contábil, o que iria proporcionar aos jovens a oportunidade de ingressar no “mundo dos números” já em seu primeiro emprego, se direcionando futuramente para o curso superior.

Outros assuntos de relevância também foram discutidos, com destaque para a preocupação do presidente do CFC, Zulmir Breda, com o alto índice de reprovação nos exames de suficiência.

O presidente tranquilizou ainda que vários problemas enfrentados pela categoria já são alvo de intensas discussões dentro da instituição.

Finalizando o encontro, foi entregue convite para que o Conselho Federal de Contabilidade participe do JOCOBRAS – Jogos dos Contabilistas Brasileiros, que acontecerá dos dias 31 de maio a 02 de junho deste ano, em Jaraguá do Sul/SC. O Estado Catarinense também será palco do Congresso Brasileiro de Contabilidade em 2020, tendo como cidade sede Balneário Camboriú.

Outra boa notícia é que o CFC tem planos para reedição da Comissão Intersindical, que tem como composição todos os presidentes de federações dos profissionais da contabilidade do Brasil, o que é essencial para a perfeita sintonia entre as entidades sindicais e os conselhos regionais de contabilidade espalhados em todo o país.

FECONBRAS agradece a receptividade e espera, em breve, se reunir novamente para dar sequência aos projetos e ideias discutidas entre as entidades.


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020