16/5/2018

Certificado Digital: tudo que seu cliente precisa saber

Confira guia com informações importantes para auxiliar
os clientes do seu escritório de contabilidade

Na rotina do escritório contábil é cada vez mais comum o uso do Certificado Digital. Isso porque essa tecnologia auxilia os profissionais de contabilidade a otimizar seus inúmeros procedimentos físicos, agilizando o prazo de resposta aos clientes e economizando tempo e recursos, uma vez que dispensa o uso de papel e o deslocamento até empresas de clientes e órgãos públicos.

Mas para o seu cliente pode não ser tão simples entender a Certificação Digital. Por isso montamos um guia com perguntas e respostas que poderão ajudar você na hora de recomendar a compra do produto. Confira:

 

O QUE É CERTIFICADO DIGITAL?

É um arquivo eletrônico, que pode ser armazenado no computador (do tipo A1) ou em uma mídia (do tipo A3) e que contém os dados do seu titular, funcionando como uma identidade digital na internet para pessoas físicas (e-CPF) ou jurídicas (e-CNPJ).

O Certificado Digital, emitido no padrão adotado pelo governo brasileiro (ICP-Brasil), assegura, entre outros, a validade jurídica e autenticidade de documentos e dados assinados com ele. Justamente por isto é que pode ser utilizado para transações com a Receita Federal, eSocial e emissão de Notas Fiscais eletrônicas em lugar de papéis.

Existem vários tipos de Certificados Digitais, mas os mais conhecidos e usados são:
Certificado Digital e-CPF: Específico para pessoa física, o e-CPF é como um “RG virtual” podendo incluir vários dados importantes como número de RG, CEI, título de eleitor e, é claro, CPF do titular.

Certificado Digital e-CNPJ: Emitido para empresas, o e-CNPJ funciona como uma identidade digital para empresas. É emitido somente pelo representante legal da empresa na Receita Federal.

 

O QUE É MÍDIA?

Mídia é um dispositivo portátil que armazena o Certificado Digital. Seu acesso é feito por meio de uma senha pessoal (PIN), determinada pelo titular na hora da emissão do Certificado Digital. Em caso de esquecimento ou bloqueio da senha PIN, o titular pode desbloquear sua mídia com a senha PUK, que também foi criada no momento da emissão. Os Certificados Digitais armazenados em mídia são chamados de A3 e podem ter validade de até 3 anos.

A ICP-Brasil utiliza hoje dois tipos de mídias:
1) Smart card: é um cartão com chip (semelhante aos cartões de banco), sendo necessário um aparelho leitor para seu funcionamento.


2) Token: similar a um pen drive, permitindo conexão direta a uma porta USB de um computador.

 

PARA QUE SERVE O CERTIFICADO DIGITAL?

O uso do Certificado Digital atesta a identidade dos envolvidos, garantindo confidencialidade, autenticidade e o não repúdio nas transações comerciais e financeiras, bem como a troca de informações com integridade, sigilo e segurança.

Os exemplos de uso da Certificação Digital são diversos, tanto na esfera governamental como na privada. Com o Certificado Digital é possível assinar contratos e procurações digitais, emitir notas fiscais eletrônicas, enviar informações da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) no o sistema eSocial, acessar os serviços do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para ter acesso a dados fiscais e entregar declarações de imposto de renda, entre outros.

Com o Certificado Digital, trâmites que tinham que ser realizados pessoalmente ou por meio de inúmeros documentos em papel passam a ser realizados diretamente pela internet.

 

EXISTE MAIS DE UM TIPO DE CERTIFICADO DIGITAL?

Existem dois tipos de Certificado Digital: o A1 e o A3, que diferem de acordo com a validade e a mídia digital usada.

  • A1: tem validade de um ano e é instalado diretamente no computador onde o Certificado Digital será usado.
  • A3: tem validade de um, dois ou três anos, e é armazenado em uma mídia (smart card ou token), que pode ser utilizada em qualquer computador com acesso à internet.

 

POR QUE O CERTIFICADO DIGITAL TEM VALIDADE?

Com o passar do tempo, as tecnologias acerca da certificação digital evoluem, assim como vemos acontecer com todos os dispositivos digitais que utilizamos no nosso dia a dia. Por isso, acompanhando essa evolução, o Certificado Digital precisa ser atualizado, garantindo a segurança dos dados e processos efetuados pelo titular do dispositivo.

 

ONDE COMPRAR?

O Certificado Digital é emitido seguindo regras e procedimentos estabelecidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil e supervisionados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), e as Autoridades Certificadoras (AC) são entidades credenciadas pelo ITI para emissão de Certificados Digitais.

A compra de um certificado digital é normalmente feita de forma online com uma AC ou com um representante devidamente credenciado (chamado de Autoridade de Registro - AR) . Uma vez feita a compra, o solicitante deve fazer a validação presencial, isto é, ir pessoalmente a uma instalação da AR, munido dos documentos originais de identificação da pessoa física e/ou jurídica. A validação presencial é uma etapa muito importante para garantir a veracidade dos dados apresentados, evitando erros e fraudes. Somente após essa etapa é que o certificado será emitido e entregue para o cliente.

A Fecopar Certificação Digital é uma autoridade de registro da Safeweb.

Confira os postos de emissão de certificados digitais
nas principais cidades do Paraná.

 

Safeweb é uma Autoridade Certificadora reconhecida em todo o país pelo excelente atendimento e suporte técnico (disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana) aos usuários.

 

QUANTO CUSTA UM CERTIFICADO DIGITAL?

O ITI não regula os valores praticados pelo mercado de Certificação Digital. O custo varia de acordo com a empresa certificadora e com o tipo e período de validade do certificado oferecido.

A Safeweb oferece os valores mais competitivos do mercado, além de prover todo suporte e atendimento aos seus clientes.

 

 


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020