2/7/2015

Contador e escritor Gilmar Duarte lança seu segundo livro
Título aborda formação de preço, satisfação de clientes, entre outros assuntos

O contador Gilmar Duarte reuniu cerca de 130 pessoas na noite da última sexta-feira [26], na ACIM [Associação Comercial e Empresarial de Maringá], para o lançamento de seu livro "Como ganhar dinheiro na prestação de serviço". O Sincontábil apoiou o lançamento do livro e prestigiou o evento com as presenças do presidente Joel Azevedo de Oliveira e do diretor Orlando Chiqueto Rodrigues.

Este é o segundo livro de Gilmar Duarte sobre o assunto formação de preço e foi escrito em razão do sucesso do primeiro livro, "Honorários contábeis: uma solução baseada no estudo do tempo aplicado", escrito a partir do trabalho do autor em uma comissão criada pelo Sescap-PR [Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias e Informações do do Paraná] para estudar e orientar os empresários contábeis na tarefa de determinar o preço dos serviços prestados. O primeiro livro, de 2012, atingiu boa vendagem e é o quinto colocado em vendas pela editora do Portal da Contabilidade.

Líderes do segmento de serviços falaram durante o lançamento, elogiaram o livro e a iniciativa do autor. O representante do Sescap-PR, Antônio Romeiro Filho, disse: "Admiro o Gilmar por lançar este livro num período que para muitas pessoas é de crise. Com isso ele está contribuindo com as organizações de serviço e este trabalho com certeza vai impactar nossas organizações. É um dever do Sescap-PR prestigiar e validar essa iniciativa. Este é um trabalho magnífico, inédito, e eu tenho certeza que o Gilmar vai ser muito bem recompensado por isso. Parabéns e sucesso com o livro," disse.

Joel Azevedo de Oliveira desejou sucesso ao autor e livro. "Em nome do Sincontábil eu quero desejar muito sucesso nessa empreitada; nós temos o maior prazer em ter o contador e escritor Gilmar Duarte pertencendo ao nosso quadro associativo", disse. O presidente também falou sobre a dificuldade em fixar o preço de serviços prestados. "É muito difícil. Não só na área de contabilidade, mas em outras áreas também. Para o comércio é mais fácil dizer quanto queremos e pretendemos ganhar, porque temos os custos das mercadorias e os custos diretos e indiretos formando nosso preço de custo e com base na margem de lucro podemos determinar quando queremos ganhar. No setor da contabilidade é muito difícil. Então é muito complicado dizer quanto devemos cobrar," explicou. Finalizando o presidente destacou a importância dos estudos sobre precificação. "Este é mais um livro que vamos ler com muito carinho, para podermos desvendar esses mistérios de quanto cobrar de nossos clientes."

O diretor do Portal da Contabilidade e Portal Tributário, Júlio César Zanluca, falou sobre o livro a partir de três perguntas e respostas. "Sua empresa está dando lucro? Você ganha dinheiro? Você sabe como formar preços de maneira correta e lucrativa na prestação dos seus serviços? Esses temas atingem todos nós, contabilistas, outros profissionais, que prestamos valorosos serviços aos nossos clientes e à sociedade e nem sempre somos reconhecidos. O empresário contábil Gilmar Duarte, confrontou-se com esse mesmo dilema, só que ele foi mais além, pesquisou e junto com outros colegas da profissão analisou este tema durante anos. Sua experiência foi marcada pelo lançamento do primeiro livro, há três anos atrás, sobre honorários contábeis. Agora com o lançamento da segunda obra, sobre o tema de precificação, com enfoque sobre lucratividade e preço justo, temos novos conhecimentos adicionais. Não basta tabelar os preços ou apenas deduzir os custos, mas sim enfocar o real valor do trabalho adicionado ao cliente. O tempo dos colaboradores é essencial nesta fixação justa de preço. Justa para você que investiu capital, inovação, tecnologia, capacidades e seu precioso tempo para obter uma adequada remuneração do seu negócio. Justa para seu cliente que pagará um preço realista, proporcional a um efetivo esforço feito pelo prestador do serviço. Recomendo a todos os empresários, profissionais liberais do ramo de serviços, a análise dos parâmetros contidos neste livro," finalizou.

O autor Gilmar Duarte fez uma rápida palestra sobre o tema do livro e indicou oito passos para o empresário ter segurança na formação de preço e conquistar o mercado satisfazendo os clientes, cobrindo os custos e tendo um lucro justo. Esses oito passos fazem referência ações como: ter conhecimento sobre o serviço que está sendo prestado; ter conhecimento sobre os custos necessários para executar as tarefas; saber o preço e a qualidade dos serviços prestados por concorrentes; agregar algum valor ao serviço prestado, ter algo a mais a oferecer ao cliente; ter controle sobre o processo produtivo e revisar periodicamente os custos das tarefas. Clique aqui e leia mais sobre esses passos no site do autor.

Os dois livros estão à venda no site do autor. Ele é diretor do Grupo Dygran, com negócios nos segmentos de contabilidade, software, indústria e comércio.

GALERIA DE FOTOS

Fonte: Sincontábil


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020