14/12/2015

Fecopar reúne diretoria e autoridades
Superintendente do Ministério do Trabalho e presidente da Jucepar participaram


Diversas autoridades participaram da reunião de diretoria da Fecopar

A Federação dos Contabilistas do Paraná – Fecopar reuniu seu conselho de representantes e diretoria, dia 11/12, em Curitiba. O superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná, e o presidente da Jucepar também participaram para discutir temas de interesse da classe contábil.

Para esclarecer e tratar de procedimentos diante do Ministério do Trabalho do Paraná a Fecopar contou com Luis Fernando, superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná. A Fecopar quer regularizar a separação territorial de todas as cidades que compõe as bases dos sindicatos de contabilistas. O vice presidente jurídico da Fecopar informou que foi feito um levantamento e alguns sindicatos possuem duplicidade de cidades ou no seu estatuto ou no ministério por exemplo. Luis ressaltou a importância de manter o cadastro atualizado no órgão, quais são os procedimentos e a forma mais rápida para regularização e retificação de informações.

O vice presidente jurídico da Fecopar informou que a Fecopar mapeou todos os municípios e vai auxiliar os sindicatos nos processos de mediação, ajustes e procedimentos perante o órgão. "Este trabalho de organização está em andamento e queremos que no final, os 399 municípios estejam perfeitamente divididos entre os 17 sindicatos", diz Luis Fernando Martins Alves, vice presidente jurídico da Fecopar.

Para falar sobre a lentidão e os problemas que afetam a Jucepar, representantes da entidade se manifestaram e se defenderam. O presidente da Jucepar, Ardisson N. Akel, mostrou uma apresentação com números de atendimento e deu detalhes do processo de inovação e modernização pelo qual a junta está passando para atender a Redesim através do projeto online em vigor Empresa Fácil. Akel justificou que o processo de integração entre todos (Receita Federal e Estadual, municípios, entre outros) é bem complexo e a Junta está aperfeiçoando o processo que visa simplificar e desburocratizar aberturas e alterações de empresas no Paraná. Muitos presidentes de sindicatos questionaram a demora nos processos do órgão. Outra reclamação foi em relação ao horário parcial de funcionamento.

Os diretores da Fecopar ainda receberam, discutiram e aprovaram a proposta orçamentária da Fecopar para 2016. O presidente da Fecopar ressaltou que as contas da entidade está sob controle e o único gasto a mais previsto para o ano que vem serão despesas com o Jocobras no Rio Grande do Sul.

Outro assunto em destaque foi a definição do valor da contribuição sindical, votada e definida em R$ 217,20. O valor segue referência da CNPL (30% do salário mínimo de 2015).

Entre os assuntos em pauta na reunião intersindical presidida por Marcos Rigoni de Mello, vice presidente do CRCPR foi a eleição do conselho e a mudança no comando da comissão intersindical. Rigoni explanou que a comissão intersindical foi criada pelo CRCPR em 2004 e cabe a entidade indicar o presidente da comissão. O CRCPR indicou a contadora Elizângela de Paula Kuhn como a nova presidente da comissão intersindical a partir de 2016.

Participaram o presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio; a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; o presidente do SESCAP-PR, Mauro C. Kalinke; superintendente do Ministério do Trabalho do Paraná, Luis Fernando; presidente da Jucepar, Ardisson N. Akel; vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon; presidente do SESCAP-Londrina, Jaime Junior Silva Cardozo; presidente da Microtiba, Armando Lira; presidente do Sindicato de Contabilistas de Salvador, Marcos Moura; presidentes e diretores de sindicatos de contabilistas do estado do Paraná. Participaram ainda representantes de empresas parceiras como Safeweb, Jbsoftware, entre outras.

VER GALERIA DE FOTOS DA REUNIÃO

 


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020