3/3/2016

Sindicato de Contabilistas de Londrina
comemora 45 anos de muitas conquistas

Entre os eventos que marcaram a data se destacam a Jornada
Norte Paranaense de Contabilidade e o Baile dos Contabilistas

O Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon) comemorou em fevereiro 45 anos de fundação. Entre os eventos que marcaram a data se destacam a Jornada Norte Paranaense de Contabilidade, realizado dia  24, e o Baile dos Contabilistas, dia 26, no salão social da sede campestre do Sindicato.

Com uma base territorial formada por 57 municípios do norte do Paraná, o Sindicato representa aproximadamente quatro mil profissionais, sendo reconhecido como entidade principal da categoria, com papel importante na promoção da capacitação, qualificação e atualização profissional, além de atuar como defensor dos direitos dos contabilistas do interior do Estado.

O Sincolon está em sua 19º gestão, tendo à frente Geraldo Sapateiro, eleito para o biênio 2015-2016. “Hoje, podemos comemorar, com orgulho, as mais de quatro décadas de construção e consolidação de uma entidade que cresceu sustentada na determinação de todos os companheiros que nos antecederam nesta jornada”, frisa o atual presidente.

Sapateiro lembra que  a trajetória para a criação do Sindicato começou bem antes do reconhecimento oficial em 1971, ainda nos anos 1960, quando foi criada a Associação dos Contabilistas de Londrina,  que já nasceu com o objetivo de se transformar em sindicato para representar a cidade  e a região. “O Golpe Militar de 1964, que silenciou os movimentos sindicais e estudantis, fez esse sonho ser adiado por mais alguns anos”, contextualiza.

Grandes conquistas

Um dos principais marcos da história de 45 anos do Sincolon  foi a  construção da Sede Campestre, onde são realizados almoços, jantares, eventos esportivos e campeonatos de futebol, com estrutura para receber também as  famílias em momentos de lazer e descontração. A Sede Campestre conta com salão de festas para 240 pessoas, piscina, sauna, quadra poliesportiva, bocha, parque infantil, bar e churrasqueira, campos de futebol suíço e amplo estacionamento.

A sede administrativa, no centro de Londrina, possui auditório para 50 pessoas, estruturado para realização de cursos e palestras, além de amplo espaço para atendimento do associado. “Diversos convênios e benefícios apoiam os associados, inclusive nas áreas de formação profissional e educação continuada”, detalha o presidente.

O Sincolon também teve papel importante na criação da  Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), na instalação do Conselho Regional de Contabilidade em Londrina e ainda na instalação de um escritório da Junta Comercial na cidade. “A Fecopar nasceu  da união de forças do Sincolon  com os sindicatos de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e Paranavaí”, afirma Sapateiro.

Em prol da sociedade

As atividades do Sincolon  ultrapassam os limites  dos interesses da classe. A entidade também tem um papel importante na vida da sociedade, como a realização de eventos sobre a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, inclusive atendendo convites para palestras sobre destinação do imposto, e mantendo representantes no Conselho Municipal dos Contribuintes e na Casa do Empreendedor, entre outras entidades.

“Acreditamos na nossa classe, na importância de nossa profissão e pretendemos continuar defendendo os interesses dos contabilistas, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho, tendo como principal objetivo o exercício da cidadania. O sindicato é formado por um grupo de pessoas com características distintas, porém unidos pela qualificação profissional na busca da justiça dos seus direitos comuns”, finaliza Geraldo Sapateiro.

Eventos especiais marcam os 45 anos

Jornada de Contabilidade proporcionou palestras de alto nível

A ex-presidente do CRCPR e contabilista com grande experiência, Lucélia Lecheta, e o consultor e escritor Laudelino Jochem realizaram as palestras da Jornada Norte Paranaense de Contabilidade, realizada pelo Sincolon, com apoio do CRCPR, na noite de 24 de fevereiro. O presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, prestigiou o evento.

“Foram duas palestras de alto nível, que conseguiram passar a todos a importância do profissional de contabilidade na atualidade”, comentou Geraldo Sapateiro, presidente do Sincolon.

Lucíéia Lecheta abriu a programação de palestras com o tema “Gestão profissional de empresas contábeis - A visão de uma mulher empreendedora”, baseada em sua carreira de sucesso. Ela fez uma apresentação detalhada dos processos que implantou em seu escritório, na região metropolitana de Curitiba, ressaltando sempre que existem muitas formas de gerenciar e não há uma receita única para todos os escritórios. “Cada um tem que encontrar o seu”, destacou, acrescentando, no entanto, a importância de se ter dados disponíveis de todos os processos para que se possa ter uma boa gestão dos negócios.

Lucélia também observou que hoje a profissão não é como há alguns anos. “Houve grandes mudanças. Os escritórios de contabilidade estão com novo conceito, o de empresas de contabilidade”, disse.

Foco

Autor de vários livros, Laudelino Jochem falou sobre e  “O Segredo dos Vencedores”. De forma descontraída, iniciou a palestra já lembrando que todos ali presentes eram vencedores “por terem sido concebidos”. 
Sua explanação focou nas atitudes dos vencedores, para a qual usa a palavra OPA: Objetivo, Planejamento e Atitude. “A tríade do sucesso é atitude, dedicação e persistência”.

Laudelino encorajou a plateia a buscar sempre conhecimento, através do qual se chega à realização e prosperidade.

Incentivos

Antes do início das palestras, representantes da Codel e Acil fizeram apresentação, aos participantes da Jornada, dos programas Compra Londrina e ISS Tecnológico. O primeiro, de iniciativa da Acil, é voltado para incentivo e capacitação de empresas locais para participação em compras públicas.

De acordo com a representante da Acil, Valéria Furlan Sitta, o potencial de compras públicas é estimado em R$ 1,5 bi. Em Londrina, informou ela, são 67 órgãos públicos instados e mais de 80% das licitações são realizadas pelo órgão local. “É um grande mercado”, salientou.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Pedro Sella, apresentou aos presentes o ISS Tecnológico, implantado pelo município com o objetivo de incentivar a geração de emprego, pesquisa e desenvolvimento da cidade.

para web

palestrantes jornada

Jonathas jornada web

 

Outro evento que marcou os 45 anos foi o Baile dos Contabilistas com mais de 200 profissionais e familiares

Sincolon 45 anos jantar

Mais de 200 profissionais e familiares marcaram presença no tradicional Baile dos Contabilistas, que aconteceu na última sexta-feira ( 26), na sede campestre do Sincolon. O evento, que é sempre organizado com muito capricho  pelos diretores, foi ainda mais especial neste ano,  pois comemorou os 45 anos do Sindicato, oficialmente criado em 11 de fevereiro de 1971.

O presidente do Sincolon, Geraldo Sapateiro,  falou a sobre a importância da data e agradeceu  a todos que contribuem para fazer do Sincolon uma entidade cada vez mais forte. A revista comemorativa dos 45 anos foi  distribuída aos presentes, sendo entregue também  como homenagem simbólica ao ex-presidente Ildefonso Silva de Oliveira, que comandou o Sindicato entre 1978 e 1980.

Em seu pronunciamento, o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminacio, destacou que em sua trajetória de 45 anos o Sincolon  “só fez crescer e hoje é exemplo de luta transformada em vitória”.  

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), Marcos Rigoni, também ressaltou  a “belíssima história de conquistas” do Sindicato e colocou o CRC à disposição do Sincolon  para que as entidades sigam “juntas com o  firme propósito de servir a classe dos contabilistas”.

O Baile dos Contabilistas teve  apoio das seguintes empresas em sua realização: Safeweb; Casa do Empreendedor; Domínio – Thomson Reuters Software;  Exactus Software; Londrisoft Software; Sibrax Software; SCI Software; CRCPR e FECOPAR.

 

Sincolon 45 anos Jonathas

 

Sincolon 45 anos Mário e família

Sincolon 45 anos

 

Confira mais fotos no facebook do Sincolon

 

Fonte: Assessoria Sincolon

 

 


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020