19/3/2018

Fecopar reúne diretoria em Curitiba

Certificação digital, negociações coletivas, descontos via convênios,
entre outros assuntos entraram em pauta


Presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, abordou temas para valorizar
os profissionais contábeis e fortalecer a Fecopar e seus sindicatos de contabilistas

A diretoria da Fecopar se reuniu nos dias 16 e 17 em Curitiba, no Hotel Lizon. Participaram diretores da Fecopar e presidentes de sindicatos de contabilistas do estado do Paraná.


A reunião começou com assembleia, na qual foi deliberada e aprovada o balanço e prestação de contas do ano de 2017 da Fecopar.


Na sequência, teve início a intersindical com membros do CRCPR.

Reunião Intersindical – A reunião contou com a presença do presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, que destacou a abertura do CRCPR em fomentar cada vez mais cursos de capacitação em parceria com os sindicatos. O presidente da comissão intersindical do CRCPR, Laudelino Jochen, ressaltou a importância da parceria além do cumprimento da legislação do ministério público federal que regulamenta o setor.


Laudelino ainda falou sobre novas oportunidades, por exemplo, como levar mais cursos que compõe toda a grade de cursos do CRCPR para todo o estado. Segundo Laudelino há uma demanda grande nos escritórios de contabilidade por capacitações específicas, atualizações, onde os sindicatos podem colaborar no atendimento a demanda e facilitar o acesso aos treinamentos.


Foi apresentada ainda uma sugestão de parceria com empresa de cursos especializada nas áreas tributárias, contábil, fiscal, entre outras do interesse dos profissionais contábeis “Excelência e qualidade fazem parte dos nossos cursos”, valorizou, Silvia da Labor Fisco.


Responsável pela pasta educacional na Fecopar, Rafael Lorenzo, vai colaborar com o gerenciamento e sugestões de temas de cursos das rodadas de treinamentos que devem percorrer diversas cidades do Paraná. Além da organização de cursos presenciais, há intenção de realização de cursos a distância, informou Lorenzo.

 

Reunião Conselho de Representantes Fecopar - O presidente da Fecopar, Divanzir Chiminacio, comentou sobre a mudança na legislação (Resolução 130 ITI) que obrigou os postos de certificação a se tornarem filial da Safeweb. A Fecopar esta acompanhando mais de perto esta questão, informou Divanzir.

O representante da Safeweb, Luciano Schewe, estava presente e reforçou os esforços da empresa, junto com apoio da Fecopar e sindicatos, em legalizar e regularizar a situação de todas as pendências dentro do prazo.


Algumas atividades de representação da diretoria foram listadas como participação em reuniões no ministério do trabalho, conselho tributário da FIEP, entre outras. Ainda foi informado a posição financeira da Fecopar como positiva, destacou o tesoureiro da Fecopar, Ademir Galvão.



Negociação coletiva da classe contábil/2018 – SESCAP-PR

Em relação a padronização de nomenclaturas de funções de profissionais contábeis, o diretor jurídico da Fecopar, Luiz Fernando Martins Alves, se colocou a disposição dos sindicatos para receber pautas de sugestões para criar um consenso sobre o assunto.

 

Estatuto
Outro assunto, em pauta, foi as proposições de alterações no estatuto da Fecopar. “Temos trazido este assunto para todas as reuniões. Estamos amadurecendo as sugestões e mudanças para após debatidas, convocarmos assembleia e pôr em votação para apreciação”, explicou o presidente da Fecopar.


Diminuir a quantidade de reeleições para apenas um mandato é um dos itens de maior relevância dentre as alterações propostas, informou o assessor jurídico, Luiz Fernando Martins Alves.

 

Convênios

SOFTWARES - A FLSOFT fez uma apresentação onde abre abertura de convênio para os sindicatos oferecerem parcerias com contadores e escritórios contábeis. A empresa de tecnologia é uma das principais patrocinadoras das 2 últimas edições do Jocopar. Neste convênio são ofertados descontos para sistemas contábeis entre outras soluções de softwares. O representante da FLSOFT, Leonardo Ross, explicou os benefícios e entrará em contato por telefone com cada sindicato, para mais detalhes.


CURSOS DE GRADUAÇÃO - Um convênio firmado pela Fecopar com a Unyleya, cursos de graduação e pós-graduação a distância, com 11 cursos ofertados e 50% de descontos via convênio. “Qualquer sindicato filiado pode aproveitar os descontos como filiados ou ainda firmar convênio exclusivo”’, destacou Roseli, representante da Unyleya.

 

Agenda
A próxima reunião de diretoria e arbitral foi agendada para 29 de junho em Santo Antônio do Sudoeste.

Foi agendado ainda Fórum para Dirigentes Sindicais para 27 de julho em Guarapuava.

 

VEJA TODAS AS FOTOS NO FACEBOOK


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020