4/12/2018

Feconbras entrega propostas ao secretário
da Receita Federal, Jorge Rachid


O objetivo foi propor a criação de um canal de atendimento
prioritário online para contadores

Representantes da Feconbras (União das Federações dos Profissionais da Contabilidade do Brasil) entre elas a Fecopar, representada por Divanzir Chiminacio, reuniram-se (28/11) com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e com o assessor do Gabinete, auditor-fiscal Altemir Linhares de Melo. O objetivo foi propor a criação de um canal de atendimento prioritário on line, acessado via certificação digital, para facilitar a comunicação entre os profissionais da Contabilidade e os auditores fiscais, diminuindo desta forma o atendimento presencial nas unidades da Receita Federal.

Também foi sugerida a formação de um Grupo de Estudos, integrado por auditores fiscais e lideranças da classe contábil com o propósito de identificar e melhorar os processos eletrônicos e a comunicação entre o contribuinte e o Fisco e, assim, garantir mais agilidade na divulgação de medidas e alterações da legislação que impactam os contribuintes.

O documento contendo estas propostas foi entregue pelo contador Tadeu Oneda, coordenador da Feconbras, entidade que congrega as oito Federações de Contabilistas no país e representam mais de meio milhão de profissionais da Contabilidade.

O secretário da Receita Federal considerou muito positivas as medidas e disse que elas vão ao encontro da atual política do órgão, que vem incentivando cada vez mais o sistema de atendimento eletrônico. Sobre o Grupo de Estudos, elogiou a iniciativa e falou que ela deve ser implantada em breve.

Na reunião ficou acertado que as Federações dos Contabilistas vão auxiliar a divulgar – através dos seus “mailings” - notícias da Receita Federal que interessam aos contribuintes.

Para Oneda, um canal de atendimento prioritário on line com a Fazenda ajudaria os profissionais da Contabilidade a sanar dúvidas e agilizar a prestação de serviços e o cumprimento das obrigações principais e acessórias. “Também desafogaria o movimento presencial nas agências, beneficiando todos os contribuintes”, observou.


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020