27/2/2019


Fecopar reúne diretoria em Cascavel


Assuntos do interesse da classe contábil
paranaense foram discutidos


A diretoria da Fecopar se reuniu no dia 22 em Cascavel. Além de diretores da Fecopar participaram presidentes de sindicatos de contabilistas filiados a entidade e o vice-presidente do CRCPR.


Na reunião de diretoria da Fecopar o presidente da Fecopar alertou sobre as exigências e atualizações cadastrais do Ministério do Trabalho - MTE. Como é início de ano e houve mudanças em diretorias de alguns sindicatos, as novas diretorias devem ser atualizadas junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – M.T.E. em 10 dias a partir da data da eleição. "Os presidentes precisam se agilizar para atualizar suas diretorias no ministério", ressaltou Divanzir.

 

Sobre os cursos o presidente da Fecopar deixou claro a todos os sindicatos de que não há nenhum contrato de exclusividade com os parceiros atuais e os sindicatos tem liberdade para realizar outras parcerias.

 

Foram aprovadas: a alteração do vencimento da guia de contribuição sindicaal GRCS 2019 para 29 de março e a proposta orçamentária de 2018 da Fecopar. Foi aprovado ainda pelo plenário maior apoio financeiro da Fecopar para os sindicatos que organizam eventos. O valor do apoio subiu de R$ 1.500,00 por ano para R$ 2.500,00 por ano a partir de 2019.

 

Sobre a gestão do plano de saúde para contadores gerenciado pela Fecopar, foi informado que após as exclusões dos inadimplentes o plano de saúde encontra-se atualmente em equilíbrio financeiro.

 

 

Convênios

A parceria da Fecopar e sindicatos com a Icatu Seguros foi citada, pelo presidente da Fecopar, como forma de ampliação de rendimento para os sidicatos: "essa é uma proposta interessante com os sindicatos e eles entrarão em contato com cada sindicato para fazer o fechamento da parceria". Divanzir reafirmou que os sindicatos devem procurar uma renda alternativa, e por isso tem sempre trazido para as reuniões da Fecopar novas proposições e benefícios de empresas.

 

 

Certificação Digital

O presidente da Fecopar comentou que nos últimos anos a Fecopar juntamente com a Safeweb tem realizado reciclagens no mês de julho para as agentes de registro. O local e tema foi colocado para debate. Foi aprovado a cidade de Foz de Iguaçu e além da reciclagem sobre certificação haverá palestra sobre técnica de vendas para as agentes de registro.

 

 

Alterações Estatutárias

Divanzir informou que desde que assumiu sua última gestão as proposições estão sendo levadas para as reuniões da Fecopar. Entre as sugestões estão:  período das gestões, redução de cargos, filiação de entidades à Fecopar, entre outras. Divanzir ainda comenta que assim que definidas as alterações o estatuto seguirá os tramites jurídicos. O assessor jurídico da Fecopar, Luiz Fernando, citou ainda o caso de filiação de associações à Fecopar que, por exemplo, não consta atualmente no estatuto.

Sobre as mudanças estatutários, o vice-presidente de assuntos culturais e profissionais da Fecopar, Rafael Lorenzo, informou que a comissão definida anteriormente para o estudo de alterações apresentará na próxima reunião tópicos e sugestões para as alterações.

O presidente do Sincolpar, Danilo Grani, ainda propôs que sejam alterados os estatutos de todos os sindicatos, reduzindo o número de diretores. Comentou que: "de 16 diretores do Sincolpar, foi reduzido para apenas 8 (oito)". Sugere também a alteração da gestão de 4 anos para todos os sindicatos e também para a Fecopar.

 

 

Jocopar 2019

O presidente do Sincolpar, Danilo Grani, informou que vai acontecer na próxima semana a terceira reunião para tratar dos jogos. Informa que as reservas das delegações deverão ser realizadas diretamente com a Associação Banestado a partir do mês de março. A Associação vai ter uma reunião com sua diretoria para tratar dos valores que serão praticados no Jocopar 2019.

O tesoureiro da Fecopar, Ademir Galvão, informou que o diretor, Alcione, da Associação Banestado informou que os valores a serem praticados serão os mesmos que os associados pagam por suas diárias. Everaldo Bonsenhor do Sincolpar, informa que a Associação Banestado, Sesc Caiobá e outro hotel próximo à associação tem como hospedar todas as delegações.

Danilo ainda comenta que os valores do Sesc e Associação contemplarão no valor pago por diária as três refeições inclusas. Afirma que as disputas dos jogos serão todos em locais próximos. O diretor suplente da Fecopar, Vilson Oliveira de Souza, comenta que como participou de várias edições do Jocopar, afirma que a Associação Banestado tem a facilidade de ter hospedagem, refeições, eventos e confraternização num único local.

 

 

Agenda

Próximas reuniões da Fecopar: 3/5 em Umuarama - 6/9 Litoral - 13/12 Curitiba.

 

CONFIRA GALERIA DE FOTOS


FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO PARANÁ
Tel: (41) 3324.8384 | E-mail: secretaria@fecopar.com.br
Rua Benjamin Constant, 146 - 6º andar - Sala 61 - Centro - Curitiba - PR - CEP: 80.060-020